He-Man e os Defensores do Universo

He-Man e os Defensores do Universo (em inglêsHe-Man and the Masters of the Universe) é uma série de desenhos animados baseados na linha de brinquedos Masters of the Universe, lançados pela indústria de brinquedos Mattel, tema de vários produtos e mídias relacionadas. A mais conhecida delas é a série de animação produzida pelo Filmation Studios entre 1983 e 1985, com 130 episódios. Na série, o personagem principal, He-Man, e seus amigos defendem o planeta Etérnia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto.

He-Man e o Gato Guerreiro.

Da série de brinquedos para as telas
No início dos anos 80, a Mattel estava trabalhando em bonecos do filme Conan, o Bárbaro. Como o filme foi considerado muito violento para o público infantil pelos executivos da empresa, foi desenvolvida a série de bonecos "Masters of the Universe". Ao mesmo tempo, para alavancar a venda dos bonecos, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada nos conceitos desenvolvidos pela Mattel.
O conceito duma série animada com um herói que portava uma espada e lutava num mundo fantástico já havia sido explorada pela própria Filmation em seu desenho hoje quase desconhecido de 1981, Blackstar, que não fez sucesso. O planeta Sagar, onde Blackstar estava exilado, era muito semelhante a Etérnia. Blackstar e seu vilão Overlord tinham duas metades duma espada, e embora não referenciado na série animada, He-man e Esqueleto em sua linha de bonecos também tinham duas metades duma espada. O ator George DiCenzo, que fazia a voz de Blackstar, até trabalhou na série de He-Man fazendo vozes de personagens secundários (no inglês original).
Em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscópio, assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.
A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.

No Brasil
O desenho foi apresentado nos programas Balão Mágico, Xou da Xuxa TV Colosso e Angelmix com grande sucesso na Rede Globo. A antiga versão foi exibida pela Rede Record, Rede Família e RBTV, enquanto a versão feita em 2002 foi exibida pela Rede Globo pela TV Xuxa em 2007. Em 27 de Abril de 2009, foi exibida por alguns meses na Rede Diário (Canal 22). A versão clássica é atualmente exibida nos canais fechados, passou pelo Cartoon Network, Boomerang e Tooncast junto com as Novas Aventuras de He-Man e desde o dia 15 de Junho de 2012 na iinauguração do canal Gloob. O desenho também está sendo exibido no canal agropecuário Novo Canal através do programa infantil "TV Kids" diariamente as 6 da manhã.
A dublagem brasileira, feita nos estúdios da Herbert Richers, acrescentou três musicas que não faziam parte da trilha sonora original do desenho. No episodio "Semente do Mal" foi acrescentada "Timesteps" de Walter Carlos que na verdade faz parte da trilha sonora do filme Laranja Mecânica. Em outros episódios foram também usados as musicas "Fantasia de Piratas" e "Fu-Man-Chu" do grupo espanhol de musica eletrônica Azul y Negro.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Eu particularmente sou fã do He-Man, tenho até um box com vários DVD's dele. Além de ser legal, He-Man é diferente, um tipo de desenho que não se vê hoje em dia. Mas, e você, o que acha de He-Man?





2 comentários:

Ola, descobri vocês Pesquisando alguns desenhos clássicos no google quando me deparei com um vídeo de um rapaz do youtube canal 10 e cheguei aqui. curte muito mais não tem o que eu procurava... He-Man. Fica pra próxima. compartilhei e recomendei vocês valeu fui.

14 de junho de 2018 21:25 comment-delete

He-Man Clássico! 130 episódios da década de 80!

14 de junho de 2018 21:30 comment-delete

Postar um comentário